RSS

Clínicas britânicas fazem aborto em grávidas que rejeitam sexo do bebê

23 fev

DA EFE
Algumas clínicas privadas britânicas aceitam praticar o aborto em mulheres que não querem mais ter o bebê depois de descobrir o sexo, especialmente em caso de fetos femininos, segundo reportagem publicada no jornal “Daily Telegraph”.

Os repórteres do jornal inglês usaram câmeras ocultas para mostrar como médicos de clínicas privadas realizam abortos só por causa do sexo do feto, prática proibida no Reino Unido e no Brasil também. O ministro da Saúde britânico, Andrew Lansley, afirmou ao “Daily Telegraph” que é preciso investigar o caso com urgência.

Nove clínicas foram visitadas pelos jornalistas, junto com mulheres grávidas. Elas tentavam marcar uma operação de aborto por estarem insatisfeitas com o sexo do feto. Em três, os médicos concordaram em operar, cobrando entre 200 e 640 libras esterlinas (de R$ 538 a R$ 1.720).

Um dos estabelecimentos se ofereceu até para falsificar os documentos da cirurgia. Em um dos casos, a mulher, grávida de oito semanas, explicou à médica da clínica em Manchester, no norte da Inglaterra, que queria interromper a gestação porque ia ter uma menina. A médica concordou. Em outro, a mulher grávida de 18 semanas conseguiu marcar um aborto em uma clínica em Londres porque teria um menino e queria uma menina.

Uma lei britânica de 1967 estabelece que uma gravidez de até 24 semanas pode ser interrompida se a saúde física ou mental da mãe está em risco, mas nunca para escolher o sexo do bebê. Em 2010, a Inglaterra e o País de Gales realizaram 189.574 abortos, 8% a mais que há dez anos.

Em 2007, um estudo da Universidade de Oxford mostrou que entre 1969 e 2005 haviam aumentado os casos de seleção do sexo do bebê por meio de aborto, especialmente nos nascimentos de meninas entre a comunidade hindu do Reino Unido.

Fonte: FOLHA

Anúncios
 
Comentários desativados em Clínicas britânicas fazem aborto em grávidas que rejeitam sexo do bebê

Publicado por em 23/02/2012 em POIMENIA

 

Tags: , ,

Os comentários estão desativados.

 
%d blogueiros gostam disto: