RSS

Igreja brasileira em Londres quer conquistar fiéis estrangeiros

01 set

Igrejas e cultos brasileiros vêm expandindo sua presença na capital britânica nos últimos anos, segundo analistas e líderes religiosos ouvidos pela BBC Brasil.

Só as igrejas evangélicas brasileiras em Londres já são mais de 80, de acordo com a Pastoral Alliance, que reúne pastores evangélicos no Reino Unido, e esta estimativa não inclui a Igreja Universal do Reino de Deus, que tem 16 templos na cidade. Na lista do Consulado do Brasil, há cerca de 50 diferentes denominações registradas.

“Enquanto nos anos 90 havia apenas algumas poucas igrejas evangélicas brasileiras em Londres, esse número vem crescendo rapidamente, com a maioria das igrejas tendo sido fundada no início dos anos 2000”, diz Daniel Clark, pesquisador da Universidade do País de Gales.

A Capelania Católica Brasileira, que começou a funcionar em Londres há 15 anos com apenas uma missa semanal em português, já celebra missas em seis igrejas espalhadas pela cidade, e basta olhar na parte de classificados de uma das várias revistas destinadas à comunidade brasileira para encontrar também informações sobre diversos centros espíritas e terreiros de umbanda e candomblé em Londres e nos arredores.

Religiões de origem amazônica, que utilizam o chá hoasca (ou ayahuasca) em seus rituais – como o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal e o Santo Daime – também estão presentes na capital britânica.

“É a exportação de uma cultura. Um dos temas culturais do Brasil é a diversidade religiosa e isso acaba se reproduzindo no exterior”, diz Pedro Strozenberg, secretário-executivo do Iser, o Instituto de Estudos da Religião. [LEIA +]

Fonte: PAVABLOG

Anúncios
 
Comentários desativados em Igreja brasileira em Londres quer conquistar fiéis estrangeiros

Publicado por em 01/09/2011 em POIMENIA

 

Tags: ,

Os comentários estão desativados.

 
%d blogueiros gostam disto: