RSS

Muçulmanos se recusam a enfrentar gays em liga amadora da França

06 out

15:55 | 06 de Outubro de 2009

PARIS, França (AFP) – Uma equipe de futebol amador formada por muçulmanos praticantes se recusou a enfrentar um time de homossexuais, que pediu sanções às autoridades esportivas.

O time Créteil Bébel devia enfrentar domingo passado o Paris Foot Gay (PFG) em jogo válido por uma liga amadora.

Porém, na véspera do jogo, o PFG recebeu um e-mail do Créteil Bébel avisando que, “devido ao nome de seu time e em virtude dos princípios de nossa equipe, não podemos enfrentá-los”.

“Nossas convicções são muito mais importantes que um simples jogo de futebol. Mais uma vez, pedimos desculpas por informá-los da nossa decisão em cima da hora”, finalizou o Créteil Bébel.

O PFG denunciou a decisão homofóbica. As autoridades esportivas às quais são subordinadas as duas equipes devem se reunir a 13 de outubro para emitir um parecer sobre o caso.

A prefeitura de Paris, dirigida pelo socialista Bertrand Delanoë, que foi um dos primeiros políticos franceses a “sair do armário” em 1998, reafirmou seu “apoio ao Paris Foot Gay em sua luta contra a homofobia e pela superação dos preconceitos, sejam eles culturais, sociais ou sexuais”.

Segundo o presidente do PFG, Pascal Brethes, o clube é “uma associação que luta contra a homofobia no futebol”, e aberta tanto aos heterossexuais como aos homossexuais.

“O time é formado por brancos, negros e árabes, de todas as religiões”, destacou Brethes.

O presidente do Créteil Bébel, Zahir Belgharbi, explicou à AFP que o problema é o nome do PFG, e não o fato que a equipe tenha jogadores homossexuais.

“Não sou homofóbico nem integrista. Não me importo de jogar contra gays, mas não quero enfrentar um clube que tenha um nome desses”, explicou.

“Nós fizemos esforços para ficar neutros. Não escolhemos o nome de Islâmico Futebol Clube, por exemplo. Então porque outros têm de aparecer como os porta-bandeiras de uma ideologia?”, perguntou.

Copyright © AFP. Nenhuma das informações contidas neste servidor pode ser reproduzida, seja a que título for, sem o acordo prévio da Agence France-Presse.

Fonte: VEJA

Anúncios
 
Comentários desativados em Muçulmanos se recusam a enfrentar gays em liga amadora da França

Publicado por em 06/10/2009 em POIMENIA

 

Tags: ,

Os comentários estão desativados.

 
%d blogueiros gostam disto: