RSS

Índios abrem spa andino com rituais milenares na Bolívía

06 out

da Ansa, em La Paz

Indígenas bolivianos da etnia aymara, a mesma do presidente do país, Evo Morales, inauguraram um spa andino na comunidade de Wancollo, a 66 quilômetros da capital, La Paz.

No local, os clientes interessados poderão se submeter a tratamentos de beleza com produtos de medicina tradicional e buscar o “equilíbrio interno” por meio de rituais indígenas milenares.

O estabelecimento começou a funcionar há uma semana. O projeto recebeu recursos de um programa de apoio ao desenvolvimento turístico sustentável do altiplano boliviano.

Reprodução
Tiahuanacu é o principal sítio arqueológico da Bolívia; nele está também a comunidade de Wancollo, que abriga o novo spa
Tiahuanacu é o principal sítio arqueológico da Bolívia; nele está também a comunidade de Wancollo, que abriga o novo spa

Segundo Mónica Velasco, membro do Instituto de Desenvolvimento da Pequena Unidade Produtiva (Idepro), no spa andino há uma combinação de “formas tradicionais de tratamento com novos conhecimentos e tecnologias”, o que cria “uma oferta nova e chamativa para os turistas”.

Wancollo é uma pequena comunidade com 426 habitantes e pertence ao município de Tiahuanacu, o principal sítio arqueológico da Bolívia.

Na clínica há um alojamento com seis quartos compartilhados, uma praça reservada a cerimoniais, um jardim botânico (onde são cultivadas as plantas usadas em tratamentos) e circuitos de passeios.

O vice-ministro de Turismo da Bolívia, Ivan Cahuaya, explicou que a iniciativa partiu da própria comunidade e contou com aportes do Idepro e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Fonte: FOLHA

Anúncios
 
Comentários desativados em Índios abrem spa andino com rituais milenares na Bolívía

Publicado por em 06/10/2009 em POIMENIA

 

Tags: , , ,

Os comentários estão desativados.

 
%d blogueiros gostam disto: