RSS

Sipam instala internet banda larga na aldeia dos índios karitiana em RO

05 out
Altino Machado

Os 312 índios da aldeia Kiwoã, localizada dentro da Terra Indígena Karitiana, a 150 quilômetros de Porto Velho (RO), foram beneficiados com a instalação de antena parabólica VSAT (sigla em inglês para Very Small Aperture Terminal) pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

A instalação resultou de parceria com o projeto de inclusão digital do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que ofereceu curso de informática e doou computadores para a escola municipal da aldeia.

É a primeira terra indígena de Rondônia a receber uma VSAT equipada com sistema de banda larga IP Advantage, que permite um melhor acesso à rede mundial de computadores, com dois megabytes de velocidade compartilhada.

Além de funcionar 24 horas por dia, sem interferência de fatores climáticos, a antena também permite ligações telefônicas gratuitas para os demais terminais do mesmo tipo (cerca de 700 instalados em toda a Amazônia Legal) e para linhas convencionais através do direcionamento feito no Sipam em Porto Velho.

– Nossos parentes índios têm direito a conhecer as tecnologias para se integrar à sociedade em condições de igualdade – defende José Neumar da Silveira, gerente regional do Sipam.

Responsável pela preservação da cultura indígena local, o cacique José Maria Karitiana, ou Poopa, só vê benefícios no contato dos índios com as novas tecnologias.

– Nossa cultura nunca acaba. Essa ajuda faz crescer muito a aldeia, que precisa estudar para ter os mesmos direitos dos brancos.

Foto: Sipam/Divulgação

Fonte: BLOG DA AMAZONIA

Anúncios
 
Comentários desativados em Sipam instala internet banda larga na aldeia dos índios karitiana em RO

Publicado por em 05/10/2009 em POIMENIA

 

Tags: ,

Os comentários estão desativados.

 
%d blogueiros gostam disto: