RSS

Emílio Castro receberá distinção chilena

03 out

O pastor metodista uruguaio Emilio Castro será outorgado, no dia 14 de outubro, com a Ordem de Bernardo O’Higgins no grau de Comendador, anunciou nesta cidade a Missão da República do Chile.

Manuel Quintero
Genebra, quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A distinção será entregue pelo embaixador Carlos Portais, representante permanente do Chile perante os organismos internacionais em Genebra, e foi outorgada a Emílio Castro em reconhecimento ao seu trabalho marcante na defesa dos direitos humanos no Chile.

A Ordem de Bernardo O’Higgins foi instituída em 1956 para honrar personalidades estrangeiras que tiveram uma participação destacada nas artes, nas ciências, na educação, na indústria e comércio e na cooperação humanitária e social.

Leva o nome do político e militar chileno que desempenhou papel central na luta pela independência, a quem os chilenos chamam de “Pai da Pátria”. O’Higgins (1778-1842) foi o primeiro chefe de Estado do Chile independente entre 1817 e 1823, data em que renunciou voluntariamente ao cargo para evitar uma guerra civil.

Durante a gestão de Emílio Castro como secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), de 1984 a 1992, ele promoveu e apoiou programas e ações de solidariedade desse organismo com o povo chileno, incluindo os exilados e familiares de desaparecidos.

Essa solidariedade foi reconhecida já em março de 1992, quando representantes do Comitê Executivo do CMI, encabeçados pelo pastor Castro, foram recebidos pelo então presidente chileno Patricio Alwyn.

Entre as personalidades distinguidas com a Ordem Bernardo O’Higgins estão os escritores argentinos Jorge Luis Borges e Ernesto Sábato, o poeta russo Yevgueni Yevtushenko e o arquiteto e pesquisador judeu Simón Wiesenthal.

Fonte: ALC

Anúncios
 
Comentários desativados em Emílio Castro receberá distinção chilena

Publicado por em 03/10/2009 em POIMENIA

 

Tags: ,

Os comentários estão desativados.

 
%d blogueiros gostam disto: