RSS

Programa resgata responsabilidade ambiental no meio cristão

26 set

Igreja Verde brota de uma necessidade de resgatar e preservar as biodiversidades da criação de Deus

Overde está na moda. A bandeira da conscientização ambiental é verde, todo mundo pensa em verde quando o assunto é preservação, e agora o Programa Igreja Verde luta para implantar nas igrejas os projetos de reciclagem, economia de água e energia elétrica, reutilização de água de chuva, captação de energia solar, entre outros projetos ecológicos. O programa foi criado em 2002, mas está em fase de amadurecimento, procurando estabelecer relacionamentos e parcerias com diversas comunidades. Ainda não se fala em números, pois tudo o que se tem feito até agora foi uma grande semeadura. É provável que a colheita dos resultados se dê ainda no ano de 2009. Segundo Valter Ravara, criador do programa e presidente do Instituto Gênesis 1:28, o Programa Igreja Verde é uma metodologia de educação ambiental e social. “A necessidade de criar um projeto assim era urgente, pois como servos de Deus, precisávamos promover ações contra essa crise sem precedentes, na qual toda a humanidade está imersa, assistindo a morte da natureza sem fazer nada”, explica. Ravara afirma que a metodologia aplicada tem base nos ensinos bíblicos e o objetivo principal é auxiliar a igreja e seus líderes na conquista de novos patamares de amadurecimento. “A igreja tem um papel fundamental no resgate e na preservação das biodiversidades, e cada um de nós deve respeitar a criação de Deus”, alerta.

Mais perto de Deus – Falar de ecologia, do cuidado com a Criação de Deus, do ponto de vista do desenvolvimento sustentável, da responsabilidade social, ambiental e da cidadania, tem demandado esforço e muita perseverança para a quebra de paradigma e ajuste de mentalidade do cristão. “Neste contexto, venho realizando seminários e palestras com o objetivo de sinalizar que através de um verdadeiro caráter cristão podemos fazer além da diferença nesses cenários. Com essa estratégia, hoje já posso ver uma luz no fim do túnel, e ainda em 2009 teremos o resultado do Programa Igreja Verde em varias comunidades”, acredita Ravara. Segundo o ecocapelão, as pesquisas e estudos nessa área estão amadurecendo a cada dia. “Continuo sempre em busca de novos conhecimentos para fortalecer meus passos como testemunho e confio no propósito de Deus em usar minha vida como instrumento para alcançar a geração na qual estou inserido, através de uma visão global e com ação local e nesse caminho, eu sei que o rumo é nos levar para mais perto do Deus vivo” pontua.

Instalação das primeiras Igrejas Verdes – O Cinturão Verde será incrementado com a consciência verde das igrejas que terão novos conceitos em relação à natureza. Em São Paulo, esse cinturão constitui-se de todos os remanescentes da Mata Atlântica e ecossistemas associados que circundam a metrópole paulistana e que possuem atributos inigualáveis para a vida na região, como manutenção da qualidade e disponibilidade de água, amenização climática, manutenção da biodiversidade e dos valores culturais da população, harmonização da paisagem e estabilização do solo que possui relação direta com as enchentes. “Colocar esse programa em prática envolve uma série de ações, e antes de tudo nós temos que fazer a cabeça dos pastores, para que estejam a par da situação. Mas já temos na programação a instalação do Igreja Verde, espalhado em muitas igrejas que estão dentro dessa área do Cinturão Verde”, revela o publicitário Valter Ravara. A primeira igreja a estender a mão foi a Brasil para Cristo, de Arujá (SP). “Nós temos por princípio o compromisso com a verdade e com a vida, por isso, estamos preparados para abraçar a missão de nos tornamos a primeira Igreja Verde do Brasil, que vai começar a ser implantado na sede regional da nossa igreja em Arujá e será depois estendido a outras igrejas em território nacional”, diz Roberto de Lucena, pastor presidente, que se declara animado com a instalação do programa. “Pretendemos incluir toda a comunidade, com o apoio da prefeitura municipal, da câmara de vereadores e do conselho de pastores, com palestras, incentivo à economia de água e energia, reciclagem, entre outras formas de preservar a natureza que Deus nos deu”, finaliza Lucena

Cristina Beloni Alencar
Colaborador

Fonte: REVISTA ECLESIA

Anúncios
 
Comentários desativados em Programa resgata responsabilidade ambiental no meio cristão

Publicado por em 26/09/2009 em POIMENIA

 

Os comentários estão desativados.

 
%d blogueiros gostam disto: