RSS

CAIO FÁBIO: ovelha em pele de lobo

22 set

Por Leonardo Gonçalves
O evangelicalismo brasileiro é marcado por figuras controversiais. Há gente boa e anônima, ladrões famigerados, e alguns que, por cabeça fraca, se deixaram levar pela corrente, abrindo mão do divino dom de pensar. Pastores sérios e zelosos, vendilhões do templo e marionetes alienadas, todos eles fazem parte do cenário gospel brasileiro.

De todas essas figuras controvertidas, uma delas exerce sobre mim uma enorme influência, e apesar da polêmica e do escândalo envolvido com o seu nome, não tenho vergonha de dizer: Sou um admirador do trabalho realizado pelo pastor Caio Fábio D’Araujo. Polêmico, existencialista, agitador, Caio reúne suficientes predicados para deixar os golpistas eclesiásticos de cabelo em pé!

Muito criticado, silenciado e perseguido por vários pastores, Caio Fábio viveu dias horríveis. Após o escândalo moral envolvendo a sua pessoa, o adultério seguido do divórcio, bem como as suas confissões em sua auto-biografia, o reverendo amazonense se desvelou ao público, abriu seu coração como nenhum outro, tirou a máscara e teve a ousadia de revelar ao mundo a sua verdadeira face. Sua hipocrisia, sua conduta dúbia, tudo isso foi delatado por ele mesmo, resultando no ostracismo ao qual ele foi submetido por alguns anos.

Não quero com isso justificar a atitude do Caio. Adultério é pecado, causa um tremendo estrago, deixa cicatrizes profundas e em alguns casos a ferida nunca fecha completamente, e o Caio sabe disso. Contudo, que direito temos nós de punir um homem por algo que ficou lá no passado, e que certamente Deus mesmo já perdoou? Será que Caio, em plena vigência da Graça, foi privado por Deus do perdão enquanto Davi, na dispensação da Lei, foi perdoado pelo Criador? Pecado é pecado, mas não sejamos cínicos: Assim como há pecado, também há perdão.

Acontece que, como todas as coisas – a longo e a médio prazo – cooperam para o bem dos que amam a Deus, assim também o pecado de Caio foi o ponto de partida para um renascimento. Das trevas do ostracismo religioso, do desamparo e do pecado, nasce um Caio ainda mais destemido, mais apaixonado e agora, ainda mais disposto a militar contra esse “evangelhocumba”, o neopentecostalismo sincrético e podre que contamina a alma dos crentes. A razão disso? Impossível dizer ao certo. Talvez as denúncias dele sejam resultantes do seu destemor, uma vez que sua vida pregressa é um livro aberto (literalmente!), e tudo quanto alguém poderia usar contra ele já foi dito por ele mesmo. Talvez tal ousadia seja apenas o cumprimento da palavra: “Onde abundou o pecado, superabundou a graça”.

Recentemente, um caso noticiado pelo site do referido pastor me deixou indignado. Fora o caso do seminarista que, imbuído de ódio contra ele, estuprou a ex-namorada. O resultado, além dos traumas que tal crime ocasionará, foi uma gravidez indesejada. Digo indesejada pelo modo como aconteceu, e não por uma predisposição da mãe ao aborto. A jovem, estudante universitária e administradora de um irrisório salário de 650 reais, esta decidida: Vai criar o filho no temor do Senhor. O bandido estuprador ameaçou a ex-namorada, caso a mesma pretendesse denunciá-lo; a reprimenda do bandido foi endossada pelo pastor da sua denominação. Na minha opinião, dois safados da pior espécie. Meu primeiro impulso: Encher a cara dos dois de porrada. Mas, infelizmente (ou não), nem tudo se resolve assim. A justiça, ao menos em teoria, ainda serve para legislar sobre estes temas.

O caso tem sido tratado com muito carinho e atenção pelo Caio. Ferido na alma muitas vezes, ele adquiriu o dom da empatia. Somos atribulados para consolar, escreveu Paulo à igreja Coríntia…

A jovem violentada, embora seja uma personagem real, é também um tipo, uma figura análoga, um arquétipo. Ela representa o anseio de uma juventude que cansou de ser evangélica, de ostentar títulos e placas denominacionais, de viver debaixo do jugo do legalismo disfarçado de santidade, do espiritismo disfarçado de pentecostalismo, da soberba disfarçada de autoridade espiritual. Gente ferida, machucada por dentro e (as vezes) por fora, e que encontra nele uma espécie de pai e profeta.

Enquanto Silas Malafaia busca manipular e dividir a opinião evangélica, alternando-se entre a venda de indulgências e a defesa da moral cristã, disfarçando-se de homem piedoso e militante pró-familia, Caio está curando as feridas de uma ovelha machucada. Enquanto Silas, Morris e Macedo devoram as o rebanho, o pastor ferido vai em busca da ovelha fraca, deixando no aprisco as noventa e nove.

Com uma aparência estranha, barba e cabelo comprido, o pastor mais parece um João Batista contemporâneo, a apontar o dedo contra a corrupção religiosa vigente. Toda pinta de lobo, alguém dirá. Concordo plenamente; no atual meio evangélico, onde a estética sobrepassa a ética e a aparência transcende à essência, Caio pode ser facilmente categorizado como lobo. Mas, se olharmos para os frutos, se aprendermos a olhar mais para o interior que para o exterior, se valorizarmos o espírito mais que a matéria, concluiremos que Caio ainda é uma ovelha. Uma ovelha em pele de lobo…

Continuarei orando pelo ministério de Caio Fábio. E espero, sinceramente, que muitas Estações do Caminho sejam inauguradas em todo Brasil. Orarei também para que se levantem mais homens comprometidos com a verdade, verdadeiros pastores – treinados pela vida – para oferecer apoio, esperança e consolo àqueles que, feridos em nome de Deus, não possuem mais nenhuma razão humana para continuar acreditando. Aliás, é justamente quando as razões humanas terminam, que nasce a verdadeira fé.

Anúncios
 
21 Comentários

Publicado por em 22/09/2009 em POIMENIA

 

21 Respostas para “CAIO FÁBIO: ovelha em pele de lobo

  1. marilia

    28/01/2011 at 14:50

    a paz do senhor,sou evangelia creio no santo Deus de Isrrael,e quero fazer uma peueno comentário sobre o pastor caio fabio,meu irmão se preocupe em pregar no mar aberto e não aquarios,suas justificativas dar muito bem pra saber que vc que acobertar seu pecados,eu creio que se vc pediu perdõa de verdade a Deus ele ja lhe perduou,então pq essa preocupação,se é vc e Deus se converta e deixe Deus lhe julgar,e não queira colocar seus pecados como uma referencia para seus erros amem,medite na palavra que vc está muito precisado.amem?

     
  2. Pr. Paulo Cesar

    12/01/2011 at 10:56

    Fico impressionado com a falta de coerência de muitos “cristãos”, que criticam a idolatria católica romana (que muitas vezes é fruto da falta de conhecimento da Palavra de Deus) e que idolatram “pastores”, apenas porque o que eles pregam ajuda a alimentar um falso conceito de vida próspera, que nunca diz respeito à mudança de vida, mas sim, à aquisição de bens para serem consumidos pela sua própria ganância.
    Tais “cristãos” idólatras de pastores condenam os que falam contra seus ídolos, da mesma forma como os devotos dos “santos” católicos fazem. O argumento é sempre o mesmo: “Não podemos criticar quem está fazendo a obra de Deus”.
    O que será que tais “cristãos” pensam das pesadas críticas de Paulo a Pedro, devido a sua postura preconceituosa e falsa com relação aos gentios (Gálatas 2:11-21)?
    Será que eles já leram também que Paulo orienta a igreja a “julgar as profecias” (I Coríntios 14:29)? O que é julgar a profecia senão verificar se o que o “profeta” falou vem ou não de Deus? (Conferir também Deuteronômio 18:9-22, onde Deus fala de consulta a demônios e depois de como se deve julgar se um profeta fala em nome de Deus ou do mal).
    Sabem porque muitos “cristãos” não aceitam o Caio? Simplesmente porque ele teve a coragem de assumir que não é santo, que não é perfeito. Isso fere a falsa visão de santidade que muitos alimentam de seus “líderes ídolos”, que falam como se fossem santos, enquanto roubam seu dinheiro, sua esperança e a vontade de conhecer a verdade que liberta.
    O Caio tem posições com as quais não concordo. É um direito meu não concordar. Mas ele tem a coragem que falta a muitos de falar o que poucos têm coragem de dizer.
    Parabéns, pastor Chico, por ter a coragem de falar bem de alguém que não tem o estereótipo de “santo evangélico” que tanto agrada os adoradores de homens nas igrejas evangélicas.
    Pr. Paulo Cesar

     
  3. Ariston Álvares Cardoso

    11/10/2010 at 18:06

    Pastor Caio Fábio, nós cidadãos comuns que não temos acesso e não conhecemos os bastidores das Igrejas, temos sim uma acentuada noção do que vai por dentro desse corpo putrefato, simplesmente pela afronta de alguns pastores como o Silas Malafaia quando procede em nome de Cristo a quem diz seguir e O vende aos pobres incautos que buscam a DEUS seguindo caminhos tortuosos, verdadeiras trincheiras do satã abertas pelos falsos fariseus visando os fins escusos do enriquecimento ilícito.

     
  4. J.J.Martins

    12/07/2010 at 19:20

    Sou pouco conhecedor da Pessoa de Caio Fabio,porém em tudo que tenho lido e ouvido,assistido,tem me dado prazer em tomar conhecimento de alguem que bate grandes porcentagens do que penso a respeito dos safados ,que se dizem donos da verdade,ou pensam primeiro neles depois em Jesus Cristo.Caio Fabio -Não vos conheço,mas Admiro a transparencia e simplicidade mas com sabedoria divina. Evang.Martins -Ass. Deus Min.Fama -Madureira Go

     
    • Ariston Álvares Cardoso

      11/10/2010 at 18:19

      Nos meus 72 anos de idade a completar neste próximo dia 19, como seguidor de DEUS, não esse deus dos pastores Silas Malafaia, Edir Macedo e tantos outros vendilhões do templo e de deuses, verdadeiros traidores da fé cristã e assassinos de Cristo, já presenciei atos horríveis saidos das bocas imundas de pastores quando levado às Igrejas evangélicas por membros de minha família e são esses fatos e a afronta à dignidade e a fé cristã cometidos por pastores como o Silas Malafaia e tantos outros, que me afastaram definitivamente da Igreja exterior, optando não abandonar o meu Templo interior,

       
    • Edson

      28/10/2010 at 13:56

      Deu pra ver que és um grande pecador.
      Fala o que não sabe e no dia do Juizo ouvirá o que não quer, continue tocando nos ungidos de Deus e terá uma grande recompensa no dia em que terá que comparecer diante de Deus.

       
  5. Guilherme Heimbach Neto

    06/06/2010 at 00:52

    Creio na alma que não existe pecado que tenha maior poder para a morte que o poder do perdão de Deus para a vida. Assim como não posso aceitar haja limitação no poder de Deus para a transformação do ser humano. Com muita tristeza me afastei de igrejas, pois além da confusão doutrinária que presenciava e que a cada dia me confundiam mais e mais, ainda precisava suportar a disputa de vaidades que via em líderes, tanto em igrejas locais quanto em emissoras de tv. A permissividade com as barganhas, a tolerância com o pecado em nome da preservação de bons dízimos, a banalização do nome do Senhor Jesus, as pseudoverdades que se entranham e que ostentam o poder de referênciar diretrizes cristãs, a necessidades de se criarem Igrejas-empresas em nome de uma “contextualização dos novos tempos”, entre outras coisas, me deram forças para que eu me apoiasse em minha fraqueza e vivesse uma vida medíocre longe de instituição religiosa. Eu tinha e ainda preservo um grande carinho e uma grande admiração pela pessoa e pela profunda sensibilidade espiritual que o pastor Caio sempre mostrou. Com certeza fiquei muito abalado quando apareceram algumas notícias a respeito de atitudes e posturas dele, mas em Jesus, não o julguei, pois muito aprendi todas as vezes que de alguma forma o escutava. A única tristeza que tive foi quando me falaram que ele é favoravel ao casamento homossexual, informação essa que hoje foi por terra após ver entrevista dele onde mostra sua posição. Por tudo isso, sinto-me muito feliz por saber que ele suportou esse período de deserto em silêncio, e que após esse periodo e após sentir o perdão de Deus, apresenta-se novamente à disposição do Senhor para continuar o ministério.
    Grande abraço e conte com minhas orações.

     
    • Helcias cardoso

      25/05/2012 at 15:37

      o caminho é este meu irmão, caio apesar de seus erros, é amado por Deus e usado por ele para nos ensinar e muito!! o engraçado é que muitos não o perdoam, por outro lado cantam músicas de um personagem que também teve os seus problemas: davi! e muitos até pregam sobre ele, aí é que eu não entendo a ausência de perdão de quem critica o Caio!!

       
  6. fabiano sales

    01/06/2010 at 14:56

    Esse Caio Fabio não passa de um herege e louco, só vivi caluniando as pessoas, falando mal de homens de Deus,perseguindo aqueles que estão fazendo a obra de Deus,e um dois maiores defeitos dele é ser um seguidor da teologia calvinista,seguindo o que um assassino ensinou. Segundo os próprios Calvinistas, nos primeiros anos de governo, João Calcino matou 58 pessoas por discordarem dele; 4000 padres; 1200 freiras foram estupradas e mortas, 200 Igrejas foram saqueadas e seus valiosos vasos roubados e os mesmos serviam para transportar o dinheiro que servia de pagamento para o exercito mercenário de Calvino. Calvino ainda mandava pegar as vísceras de pessoas que eles matavam e enchiam de capim e davam para os seus cavalos. Terá alguma credibilidade uma teologia criada por um assassino????.

     
    • fernando

      08/10/2010 at 02:45

      te falta conhecimento de causa

       
    • gonzaga

      08/02/2011 at 12:20

      Só fala que Caio Fabio é um herege quem é conivente com a prostituição que vivem nas Igrejas Evangelicas atualmente, só falam em dinheiro luxo e nos Santos Dizimos e ofertas que, quem paga muito e com fé, faça o que fizer, direito é.

       
    • antonio simplicio

      08/03/2011 at 21:16

      Vc nao cita em seu comentário quantos foram mortos em Paris, na noite de São Bartolomeu. Esqueceu de citar também qtos a Santa Inquisição matou – só no Brasil foram 196 queimados na fogueira. O que dizer então de Pio XII, amigo particular de Hitler, que poderia evitar a morte de milhões de judeus, mas simplesmente calou-se. Quantos tempos evangélicos destruidos e queimados aqui no Brasil. O que dizer dos luteranos, que em SC e RS eram obrigados a enterrar seus mortos em cemiterios particulares, porque eram considerados impuros. Nao vamos nem citar os casos recentes envolvendo padres e freiras. Os casos de pedofilia. Ora, meu amigo, vc precisa rever seus conceitos acerca dos evangélicos.

       
  7. PEDRO PAULO OLIVEIRA

    09/03/2010 at 02:10

    QUEM É PIOR CAIO FÁBIO, OU OS SEUS OPOSITORES DE PLANTÃO? RESPOSTA AOS CURIOSOS , 1 FALAM DE AMOR MAS ODEIAM, 2 SI ALEGRAM COM AS FALHAS DOS OUTROS, 3 SI JULGAM SANTOS MAIS GOSTAM DE PROSPERIDADE TEOLOGIZADA COM MISTURA DE DÍZIMO E OFERTAS , 4 ACEITAM POLÍTICOS DESCRENTE EM CIMA DOS ALTARES , QUE É LUGAR DE HOMENS DEUS, 5 MORREM DE MEDO QUANDO DEUS COMEÇA A USAR ALGUÉM MAIS DO QUE ELES, OU NA PALAVRA E OUTROS, 6 CARREGAM A PLACA DA DENOMINAÇÃO, ACHANDO QUE É UMA CRUZ NÃO PASSAM DE RELIGIOSOS COM OUTRO TIPO MASCARA, 7 E ÚLTIMO DOS ITENS NO FUNDO E NO FUNDO , ESTES MANIPULADORES ESTÃO ESTRAGANDO AS NOSSAS IGREJAS JOGANDO UNS CONTRA OS OUTROS, MEUS PASTORES E AMIGOS OREM EM FAVOR DESTE HOMEM ELE NÃO É O NOSSO INIMIGO, NÃO SI ESQUEÇAM AS SEITAS ESTÃO TRABALHANDO MAIS DO QUE NÓIS QUE DIZEMOS SER PENTECOSTAIS. JESUS ESTÁ AS PORTAS.

     
    • Ariston Álvares Cardoso

      11/10/2010 at 18:30

      Éh! meu irmão, falar a verdade sobre DEUS é se colocar no corredor da morte dos vendilhões do Templo, olha este blog quantas mensagens tem e datadas de quando? não ha interesse em Cristo, se estivessemos aqui escrevendo sobre o satã em termos claros ou através de lavagem cerebral como as do pastor Malafaia, acho que a frequencia e o interesse estariam bem mais altos do que consta enquanto isso, vizite a página do malandro Silas Malafaia e veja o número de seguidores alí registrado. Estamos marchando para o fim, ainda bem.

       
  8. Marcos Malheiros

    03/02/2010 at 01:36

    O video acima foi um dos videos que me fizeram adimirador do Caio, ja estou a muito tempo nesta caminhada pra saber que é tudo verdade, infelizmente a maioria dos “crentes” conhesce o jesus segundo a “igreja” e não o Jesus do evangelho.

     
    • Edson

      28/10/2010 at 13:57

      E voçê conhece algum Jesus, acredito que não, né imbecil……Deu pra ver que és um grande pecador.
      Fala o que não sabe e no dia do Juizo ouvirá o que não quer, continue tocando nos ungidos de Deus e terá uma grande recompensa no dia em que terá que comparecer diante de Deus.

       
      • Scarlet

        11/01/2011 at 02:24

        G-zuis. Essa coisa de “ungidos” é tão Velho Testamento, hein? Deve ser por isso que chamaste teu irmão de imbecil… Depois daquela página branca que fica no meio da Bíblia, sabe né, aquele livro que tu lê uns versículos salteados, como se fosse horócopo, existe o Novo Testamento, ali acaba toda aquela coisa de “templo”, “sacrifício” “levitas” “ungidos”…

         
  9. Pollyanna

    01/10/2009 at 09:09

    Acabei de descobrir esse site e gostei bastante, mas por uma grande coincidencia (ou providencia), enquanto lia o seu artigo, terminava de baixar este vídeo, que me deixou muito triste e perplexa, e talvez mude sua opinião a respeito desse homem.

     
    • Chicco

      02/10/2009 at 18:20

      Oi, Pollyana!

      Obrigado por seu comentário.

      Quanto a mudar minha opinião sobre o Caio Fábio fica difícil até porque não tenho uma opinião formada sobre ele. Este nosso blog procura apresentar matérias cobrindo variadas vertentes do cristianismo para que pastores e líderes das mais variadas correntes possam conhecer, se informar a respeito delas e, posteriormente, cada um possa encontrar seu ponto de equilíbrio dentro do mundo cristão tão cheio de distorções nos tempos atuais, não é mesmo?

      Por favor, continue lendo o POIMENIA e sempre que possível dando também sua contribuição e sugestões.

      Novamente, muito obrigado!

      En Agape,

      Chicco

       
  10. valdir cezario de oliveira

    25/09/2009 at 17:14

    Felicito a Leonardo Gonçalves pelo texto sobre Caio Fábio, espero que mais pessoas, entendam o Evangelho que este homem carrega no peito e compreendam o que de melhor o Caio faz, que é tornar Cristo conhecido ao homens de boa vontade. A Deus agradeço pelo Caio, pelo Leonardo e por todos aqueles que amam o verdadeiro Evangelho da Graça de Deus.

     
  11. pr.neuza braz

    25/09/2009 at 12:05

    A PAZ A TODOS VOS AMEM:DO RISO DISSE QUE ALEGRIA ME DARIA ISTO:MUITAS PESSOAS SENTEN-SE INQUIETAS,ACERCA DA SABEDORIA,O QUE VC TEM CONTRUIDO PARA CRESCIMENTO ESPIRITUAL,
    RIQUESAS TERRENAS,JULGOS GERAM JUIZOS,JUIZO DE DEUS A CERCA DA FALA DO HOMEM ALEM DO PERMITIDO,NENHUMA DESTAS COISAS ACIMA LHES TRARA SATISFAÇÃO;homem
    DEUS NÃO UNGE CABEÇA ERRADA:criaturas sim
    recolhan-se a sua insiquinificancia,DEUS É DEUS VC SIMPLESMENTE criaturinha, fermizinho de jáco.net e sabedoria saiba o que tc eu aprendi com meus erros é vc, que meta tú tens,céu ou inferno vc decide;amem fica na torre e o melhor,noiva do CORDEIRO DE DEUS ESTAR POR VIR… AMEM;NÃO TOCAR NOS UNGIDOS DE DEUS:AMEM

     
 
%d blogueiros gostam disto: