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Bom Líder, Bom Ouvinte

22 set

Por Rick Warren

Conta-se uma velha história de um jovem que procurou o renomado filósofo grego Sócrates, para ser instruído em oratória e discurso em público. Ao ser apresentado ao grande pensador, desandou a falar sem parar. A situação persistiu por longo espaço de tempo durante o qual Sócrates não foi capaz de pronunciar uma única palavra. Ele finalmente silenciou o tagarela colocando a mão sobre a boca dele. “Meu jovem”, disse-lhe Sócrates, “vou ter que cobrar-lhe o dobro pelo treinamento”.

O homem reclamou: “O dobro? Por que?” Sócrates respondeu: “Porque para fazer de você um grande líder, vou ter que ensinar-lhe duas técnicas: em primeiro lugar, aprender a arte de refrear a língua; depois poderá aprender a arte de usá-la corretamente!”

Bons líderes sempre são bons ouvintes. É assim que aprendem e avaliam o que precisa ser feito. Infelizmente, uma das razões para não termos sempre ouvidos alertas é termos a boca aberta. Alguém avaliou que, já que Deus nos deu dois ouvidos e apenas uma boca, fomos projetados para ouvir o dobro do que falamos!

A Bíblia afirma: “Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se” (Tiago 1.19). Se seguirmos as duas primeiras partes deste versículo, a terceira virá naturalmente. Quando estamos prontos para ouvir (dispostos a escutar e entender o que está sendo dito) e somos tardios para falar (cautelosos para não falar prematuramente), também somos tardios para irar-nos (manter as emoções sob controle e reagindo de modo apropriado). Estudos revelaram a existência de quatro estilos básicos de ouvinte:

1. Ouvinte julgador. É o que já tomou decisão e não quer ser confundido pelos fatos. Ele é crítico, negativo e preconceituoso. Estudos mostraram que 17% das pessoas se encaixam nessa categoria.

2. Ouvinte interrogador. É o que imagina que ser bom ouvinte é disparar uma série de perguntas à pessoa que está falando. Perguntas são importantes numa conversa. Mas interromper com perguntas aborrece. De acordo com pesquisas, 26% das pessoas usam essa abordagem.

3. Ouvinte conselheiro.  Mais pessoas – 35% – se encaixam aqui. Ouvem apenas o suficiente para fazer uma avaliação e, então, passam a fazer exatamente o que pretendiam: oferecer conselhos não solicitados. Elas na verdade não ouvem. Não se concentram em tudo o que está sendo dito; ouvem o suficiente para poder responder.

4. Ouvinte empático. Este estilo é usado apenas por 22% das pessoas, mas é de longe o mais eficiente. Ouve-se para capturar o sentimento de quem está falando e não apenas as suas palavras. Presta-se atenção ao tom de voz, expressões faciais e linguagem corporal – sinais não verbais. Nesta semana, tente ouvir com os olhos e não apenas com os ouvidos. Você pode aprender algo novo!

Próxima semana tem mais!

Texto de autoria de Rick Warren , escritor e conferencista, autor do best-seller “The Purpose-Drive Life” (Uma Vida Com Propósitos), traduzido em várias línguas através do mundo. Usado com a devida permissão. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.br)
Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Você conhece alguém que é um bom ouvinte? Quais são, em sua opinião, as características de um bom ouvinte?

2. Concorda que “bons líderes sempre são bons ouvintes’? Por que?

3. Como uma pessoa pode tornar-se um ouvinte melhor? Que passos podem ser adotados para melhorar essa habilidade?

4. Analisando as categorias de ouvintes, em qual você se encaixa melhor? Você está satisfeito com seu estilo? Caso não, o que precisa fazer para mudar e melhorar sua capacidade de liderança?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 10.19; 15.23; 17.27-28; 25.11-12; Atos 28:26-27.

Fonte: CBMC

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1 comentário

Publicado por em 22/09/2009 em POIMENIA

 

Uma resposta para “Bom Líder, Bom Ouvinte

  1. ummomentoassim

    23/09/2009 at 11:50

    Preciso exercitar mais o ouvido empático. É assim que quero ser 🙂

     
 
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