RSS

Bíblia mais antiga do mundo é digitalizada

17 set
Graziella Beting
DIVULGAÇÃO/BRITISH LIBRARY
Detalhe ampliado do Codex Sinaiticus, escrito no século IV

O Codex Sinaiticus é a Bíblia mais antiga de que se tem conhecimento. Escrito no século IV, na época do imperador romano Constantino, o Grande, o manuscrito passou 1.500 anos em um mosteiro na península do Sinai, no Egito, e há 150 anos está disperso por vários locais do mundo. Um projeto de digitalização recuperou 800 páginas do original e as reunificou virtualmente. Agora tudo está disponível em uma página na internet.

O códice foi escrito em grego, em folhas de pergaminho de 40 cm por 35 cm. O Sinaiticus continha, originalmente, o Velho e o Novo Testamento, além de textos apócrifos. Metade do Velho Testamento do manuscrito original, no entanto, se perdeu.

A digitalização e transcrição das 650 mil palavras do Codex Sinaiticus foi o resultado de quatro anos de trabalho conjunto de especialistas de diversas instituições que mantêm em seus acervos partes diferentes do manuscrito físico. Entre elas estão a Biblioteca Britânica, a Biblioteca da Universidade de Leipzig, o Monastério de Santa Catarina (no monte Sinai, Egito) e a Biblioteca Nacional da Rússia (em São Petersburgo). www.codexsinaiticus.org

Graziella Beting é jornalista e tradutora

Fonte: HISTORIA VIVA

Anúncios
 
Comentários desativados em Bíblia mais antiga do mundo é digitalizada

Publicado por em 17/09/2009 em POIMENIA

 

Os comentários estão desativados.

 
%d blogueiros gostam disto: